sábado, 24 de julho de 2010
SÃO CRISTOVÃO
terça-feira, 13 de julho de 2010
Vitória dos Taxistas de Macapá
Nesta terça-feira (13/07/10), o Prefeito de Macapá, Roberto Góes assina Decreto nº 1.717/2010-PMM, que autoriza abertura de processo licitatório para concessão de 100 (cem) novas placa de táxi.

Reivindicação de mais de 02 (dois) anos dos taxistas de Macapá, o SINTAXI com sua combatividade intensificou a luta e ganhou a sensibilidade do Deputado Federal Evandro Milhomen que juntamente com o Prefeito e a Vice-Prefeita, Helena Guerra irão contemplar taxistas comissionistas que trabalham na praça há mais de 15 anos e que não possuem a permissão própria.

O processo licitatório aberto possibilitará a 100 famílias macapaenses possuírem melhores condições de vida e irá gerar 200 novos postos de trabalhos diretamente.
Parabéns a todos os taxistas e ao SINTAXI.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Começa a largada para as batalhas de 2010

O Sindicato dos Bancários foi pequeno para os quase 4000 participantes de todos os estados do País.
Deliberaram sobre o Projeto Unitário de lutas para os Movimentos Sociais brasileiro:

O documento apresentado à população durante a Assembléia da CMS, reforça a necessidade de fortalecimento da soberania nacional e a construção de uma política livre de qualquer tipo de opressão, onde as mulheres tenham seu direito respeitado e não sofram qualquer tipo de abuso ou violência e que seja criada uma plataforma de luta contra o machismo, o racismo e a homofobia.

Em defesa de uma política externa independente, que busque a paz e o multilateralismo, a redução de entraves aos países em desenvolvimeno e a integração soberana e solidária da América do Sul e da América Latina;
Defesa do Pré-sal 100% para o povo brasileiro;
Fortalecimento do MERCOSUL, UNASUL e ALBA;
Defesa da Amazônia como patrimônio Nacional.
Desenvolvimento
Por uma política nacional de desenvolvimento ambientalmente sustentável, que respeite as pessoas, seu modo de vida, sua cultura e que preserve o meio ambiente e a biodiversidade, e que resguarde a soberania sobre a Amazônia brasileira;
Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho.
Democracia
Reforma dos meios de comunicação. Democratizar os meios de comunicação, visando à pluralidade de opiniões e o respeito e difusão das opiniões das minorias;
Liberdade política para os movimentos sociais. Contra a criminalização dos movimentos sociais;
Contra a intolerância religiosa, em defesa do Estado laico;
Petrobrás 100% estatal, sob o controle dos trabalhadores e acelerar a transição da matriz energética para combustíveis menos poluentes.
Mais direitos ao povo
Pelo fim do fator previdenciário e por reajuste digno para os aposentados;
Pela erradicação do trabalho infantil;
Ampliação dos investimentos públicos nas áreas sociais, com políticas públicas universais voltadas para a ruptura da desigualdade de raça, etnia, gênero e orientação sexual.
Solidariedade
Toda a solidariedade ao povo haitiano!
Pela criação do Estado Palestino;
Solidariedade aos povos oprimidos do mundo.

As 17:33 horas no Hotel Excelsios aconteceu a plenária nacional da mulheres trabalhadoras da CTB, o encontro reuniu mais de 300 mulheres dos 27 Estados onde também deliberam sobre o documentos “Mulheres em luta, pela continuidade das mudanças, rumo à igualdade”.

Programando sua atuação na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora-CONCLAT que acontecerá amanhã (01 de junho) no Pacaembu.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
CTB apoio comunidade acadêmica da UEAP

sábado, 1 de maio de 2010
Evento marca 1º de Maio
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB realizou na ultima sexta-feira (30/04) grande evento que lançou sua Revista “Visão Classista” que como disse seu Presidente Rizonilson Barros, “é o mais novo instrumento que proporcionará a luta no campo das idéias”, deste evento participou várias lideranças sindicais, comunitárias e juvenis e lideranças políticas como Luiz Pingarilho, Presidente do PCdoB, que em seu discurso falou “sobre a importância da CTB ser Democrática, Ampla, Independente e de Luta”, características de uma entidade verdadeiramente classista, corrobora o Professor Lourival Santana “além das características fundantes da CTB, levantamos a importância da unidade dos trabalhadores e trabalhadoras em torno de plataformas viáveis.
A revista Visão Classista, traz em sua capa a convocatória da nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora-CONCLAT, organizada pelas 6 centrais sindicais (CTB, CGTB, Nova Central, CUT, UGT e Força Sindical) que ocorrerá em São Paulo, dia 1º de junho, esperar reunir 30.000 trabalhadores e trabalhadoras no Pacaembu, e a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários, diz Rizonilson Barros.
O 1º de maio deste ano marca a unidade do movimento sindical e social em torno da luta pelo desenvolvimento do Brasil e do Amapá, a CTB-AP vai promover e apoiar a construção da etapa estadual da CONCLAT e a da Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais (31/05 em São Paulo).
Finalizando o evento vitorioso Rizonilson Barros diz “que na etapa estadual da CONCLAT, chamará todos os candidatos ao Governo do Estado a se comprometerem com as reivindicações da classe trabalhadora do Amapá, e promoverá o debate com tema “Rumos para o Desenvolvimento para o Amapá com valorização do Trabalho” e que contará com vários intelectuais amapaenses e de fora; e que está prevista para o dia 14 de maio.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Coquetel de Lançamento da Revista VISÃO CLASSISTA

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, lança seu mais novo instrumento de comunicação para proporcionar a luta de idéias de caráter classista.
Em seu primeiro número, "Visão Classista" traz como manchete a decisão histórica das centrais sindicais de organizar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Em uma matéria de sete páginas, a revista relembra a realização da Conclat — durante o regime militar, ainda nos anos 80 — e destaca a importância da unidade dos trabalhadores diante do cenário político de 2010 e das demandas necessárias para o Brasil.
Evento: Lançamento da Revista: VISÃO CLASSISTA
Data: 30 de abril de 2010
Horário: 16:30 horas
Local: Sindicato dos Bancários (ao lado do canal da Mendonça Junior)
Mais informações:
Evandro Freitas Siqueira, Secretário de Comunicação CTB-AP
(96) 8119-9274
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Professores fazem manifestação no Setentrião
Os servidores dos públicos estão apreensivos com aumento de 5,17% concedido pelo Governador de Estado Pedro Paulo, que conforme o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, não corrige nem a inflação do período, e como agora, entrou no período de vedação da lei eleitoral, não se pode fazer muito coisa.
A CTB apoio o ato dos servidores, e estará presente em todas as lutas justas dos trabalhadores amapaense.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Mazagão terá novo Sindicato
Presidente do Sindicato dos Taxistas de Macapá, Rizonilson Barros (também presidente da CTB-AP), reuniu hoje, com vários taxistas do município de Mazagão, onde foi discutido os direitos e deveres dos taxistas; a proposta de Lei Municipal de regularização do concessão de taxi e a organização Sindical.
O taxista Carlos Alberto da Silva Costa, que fez o convite ao Presidente da CTB-AP, para usar o grande expediente da Câmara Municipal, para apresentar aos vereadores e usuários a função social de serviço de taxi, bem como, os direitos e deveres da categoria.
A reunião culminou a formação de uma Comissão Pro-Sindicato, composta pelos taxistas:
Presidente: Carlos Alberto da Silva Costa;
Secretário: Klebio da Costa Silva;
1ª Membro: Sergio Lopes Baia; e
2ª Membro: Alan Jackson Alves de Almeida;
Rizonilson falou do compromisso com a construção de organizações dos trabalhadores e trabalhadoras, que “somente juntos e organizados é que teremos vitórias”
terça-feira, 20 de abril de 2010
CTB encerra encontro dos trabalhadores do serviço público com chave de ouro

No terceiro dia do 1º Encontro Nacional de Trabalhadores dos Serviços Públicos, realizado em São Paulo, de 16 a 18 de abril, os trabalhadores e trabalhadoras das esferas municipais, estaduais e federal, iniciaram suas atividades com uma plenária para discussão e votação do relatório com o plano de luta da categoria.
Fátima dos Reis, secretária dos Trabalhadores em Serviços Públicos da CTB, chamou para compor a mesa dos trabalhos os companheiros João Paulo Ribeiro (JP), membro da secretaria nacional, Ivana Cabral, APLB Sindicato Bahia, Silvio Roberto dos Anjos e Silva, Sindsaúde Bahia e Igor Pereira, Assufrgs Porto Alegre.
Neste período de encerramento das atividades, os trabalhadores e trabalhadoras reunidos discutiram importantes assuntos que pautarão os rumos da luta da categoria para o fortalecimento do estado e valorização dos trabalhadores de serviços públicos. Os debates tiveram como tema os projetos apresentados pelos grupos de trabalho compostos por profissionais das três esferas.
Dentre as propostas apresentadas estão à defesa do concurso para contratação nos órgãos públicos, a luta contra a PEC 233, que versa sobre a reforma tributária e a efetivação de um plano de luta em prol da aposentadoria integral, tanto para os trabalhadores públicos e privados.
Apesar de o encontro ser voltado apenas para os trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos, a inclusão da luta pela aposentadoria dos privados acontece por conta que a categoria busca um pagamento justo e humanitário aos aposentados, independente de setor, cargo ou função trabalhada, pois todos já deram suas respectivas contribuições para o desenvolvimento do Brasil.
Os planos de luta apresentados no encontro foram aprovadas por unanimidade. Contudo, Fátima ressaltou a que as propostas não podem ser lançadas apenas para a CTB nacional, as conquistas da categoria deve ter a participação, fundamental, das CTBs estaduais.
No encerramento Fátima agradeceu a participação, maciça, de trabalhadores de 15 estados e lembrou que, a CTB, ao realizar encontros como este, está cumprindo um importante papel para o sucesso democrático da luta classista defendida pela entidade.
Nomenclatura
Ficou definido durante o encontro, por aclamação, que o nome servidor seja substituído por trabalhador público.
O objetivo desta proposta é a de desmistificar a cultura que, se alonga desde os tempos feudais, onde o servidor é aquele que serve o seu senhor.
Em pleno século XXI, diversas lutas trabalhistas já foram conquistadas, contudo uma simples palavra é capaz de arremeter negativamente essa bela história da classe trabalhadora.
Segundo JP, a sociedade não pode mais continuar vendo o trabalhador concursado como uma pessoa que não trabalha. Somos um conjunto de uma importante categoria brasileira e, acima de tudo, fundamentais para o crescimento do país. “Essa iniciativa visa a mudar a forma com que a sociedade enxerga a classe trabalhadora do serviço público, pois somos todos trabalhadores e não podemos aceitar nenhum tipo de preconceito ou discriminação”, diz.
Leia Também: Servidores da CTB debatem um novo projeto de desenvolvimento na abertura do 1º Encontro Nacional
Leia também: Servidores debatem sua organização, estrutura e direitos no 2º dia do Encontro Nacional
Por Fábio Rogério Ramalho – Portal CTBsegunda-feira, 12 de abril de 2010
2010 de lutas
